Warã
Aldeia
A Roça
A Coleta
A caça
Rituais
Associação Warã
Ação Urgente

Hosted by NativeWeb

Dama Rowaihu´udzé

Projeto de Educação Diferenciada

"DAMA ROWAIHU´UDZÉ: PARA TODO MUNDO FICAR SABENDO"

A escola da comunidade da aldeia Abelhinha está desenvolvendo o seu projeto político-pedagógico. Neste projeto, a produção de registros de autoria das crianças é um dos instrumentos metodológicos aplicados para a pesquisa e sistematização de informações sobre a cultura. Estes registros, e outros do Acervo Warã, tais como textos, gravuras, depoimentos, estão sendo trabalhados pelos professores Xavante, com assessoria de consultores da Associação, entre eles Rosa Maria Witacker e Helena Stilene, do Núcleo de Educadores Freinet de São Paulo, a partir dos Referenciais Curriculares Nacionais para as Escolas Indígenas (RCNEIs-MEC/1998). O projeto tem o apoio do Departamento de Educação da FUNAI. A participação da comunidade é uma característica fundamental do trabalho, tanto na discussão e revisão dos materiais pedagógicos produzidos, como na administração das relações da escola com outras instituições, como a FUNAI e a Prefeitura Municipal.

Professor Tsereruri´õ trabalhando com gravuras dos alunos; práticas diferenciadas de educação. Foto Xanda de Biase
Professor Tsereruri´õ trabalhando com gravuras dos alunos; práticas diferenciadas de educação.
Foto Xanda de Biase

As atividades de intercâmbio cultural desenvolvidas através da Associação complementam este trabalho, motivando alunos e professores Xavantes a exercitar o papel de autoria, a registrar experiências do cotidiano, dos rituais, da história oral, da vida na escola. A realização de atividades de intercâmbio também abre possibilidades para a escola indígena na abordagem do universo "do outro", do não-índio - cujos conteúdos são igualmente importantes para a construção do currículo diferenciado. Os registros de autoria traduzem a mediação que a criança indígena faz sobre a experiência de contato, construindo-se um conceito de pluralidade cultural naturalmente neste processo.

Atividades de intercâmbio cultural sobre o tema brincadeiras, desenvolvidas em Jataí, Goiás. Foto Xanda de Biase
Atividades de intercâmbio cultural sobre o tema brincadeiras, desenvolvidas em Jataí, Goiás.
Foto Xanda de Biase

Alguns materiais produzidos:

Livro "Daró Idzô'uhu Watsu'u: A História da Aldeia Abelhinha" ( 1999 - Ed. Pancast). Produzido pela escola Xavante com a proposta de favorecer o intercâmbio entre culturas e contribuir para uma abordagem contemporânea da história no ensino fundamental indígena e não indígena.

Alunos A'uwé trabalham com as fotos do evento de Jataí. Foto Xanda de Biase
Alunos A'uwé trabalham com as fotos do evento de Jataí.
Foto Xanda de Biase

Vídeo "Dama Rowaihu'udzé: Para Todo Mundo Ficar Sabendo" (2000). Editado a participação de professores Xavantes a partir de imagens gravadas pelo cinegrafista Xavante Tseritó durante dois anos e utilizando material do acervo (fotográfico, imagens antigas em video, mapas, desenhos, etc), o vídeo retrata a importância e concepção simbólica do cerrado para o povo Xavante e as relações da escola com esta questão socio-ambiental.

Série de Cadernos de Trabalho "Viagem das Crianças da Aldeia Abelhinha a Jataí", material pedagógico em desenvolvido atualmente, aborda as atividades de intercâmbio cultural com crianças não-indígenas de Jataí, Goiás. A Série compõe-se de "Os preparativos e o caminho para Jataí", "As atividades de intercâmbio", "A Exposição e a Vida Xavante" e "A cidade e a vida dos não-índios".