Warã
Aldeia
A Roça
A Coleta
A caça
Rituais
Associação Warã
Ação Urgente

Hosted by NativeWeb

Warã

Warã na Aldeia Abelhinha em Julho de 2001. 
Foto Xanda de Biase
Warã na Aldeia Abelhinha em Julho de 2001.
Foto Xanda de Biase

O warã é o espaço central da aldeia, o pátio. No warã acontece a assembléia geral da aldeia, onde todos os anciãos e homens maduros se encontram e discutem a cerimônia do wai´á, a caçada e tudo mais que é importante. Os conselhos dos velhos são transmitidos no warã. As decisões são tomadas lá.

Esse warã é dirigido pelos anciãos dos dois clãs, poredza´õno e öwawé. O velho do clã poredza´õno dirige a discussão e o conselho. E o velho do clã öwawé responde ao outro velho, ou completa o seu pensamento.

Os Xavante dançam e cantam no warã para afastar os espíritos maus e a doença. Assim os velhos vivem mais tempo.
Foto: Margarida Aguadé
Os Xavante dançam e cantam no warã para afastar os espíritos maus e a doença. Assim os velhos vivem mais tempo.
Foto: Margarida Aguadé

O warã começa no fim da tarde e dura até a noite. Depois todos vão para a cama para acordar cedo no dia seguinte. Mas o importante é o desfecho da discussão, que é tomado pelo velho do clã poredza õno, porque foi ele que iniciou o diálogo. Quem fecha o warã é sempre um velho deste clã, e ele é o mais importante dirigente da comunidade da aldeia. O warã é coisa de homem, as mulheres não participam.

Existe também um outro tipo de warã; o warã dos ritei´wa (que são os jovens iniciados, que acabaram de furar as orelhas). O warã dos ritei´wa é dirigido e organizado pelo grupo que participa, por isso não se mistura com o warã dos anciãos. O warã do ritei´wa fica no mesmo espaço central da aldeia só que fica do lado do warã ihi (com fogueira). Apenas os itsohoi'wa participam esse warã. Não é permitido para os velhos, nem para os wapté (adolescentes) nem para as mulheres.

Fogueira no warã. Udzô warã ama hã.
Foto Laercio Miranda
Depoimento do ancião Top´tiro, de idade desconhecida à Owa´u Ruri´õ
Legendas de Owa´u Ruri´õ.